Notícias

MPT:MPT e empresa fazem acordo judicial para reverter multa em capacitação para jovens de baixa renda

Data: 11/11/2020

João Pessoa – O Ministério Público do Trabalho na Paraíba (MPT-PB) e a empresa de teleatendimento Orbitall, localizada no município de Campina Grande, firmaram um acordo judicial para oferecer cursos gratuitos de qualificação profissional para jovens de baixa renda. A quantia de R$ 415 mil, que resultou do acordo judicial, será convertida na oferta de 390 vagas em cursos nas modalidades presencial e a distância (EaD).

A empresa assumiu o compromisso de oferecer capacitação profissional nos municípios de Campina Grande e Patos. Na modalidade presencial, serão oferecidas 15 turmas, beneficiando 210 pessoas. Nos módulos de Educação a Distância, serão ofertadas seis turmas, resultando em 180 vagas. Para participar, o jovem precisa ter concluído o ensino médio e preencher um formulário com data de nascimento, CPF e e-mail.

“Um dos objetivos do projeto é qualificar a mão de obra para que esses jovens possam ser absorvidos no mercado formal de trabalho, inclusive a própria empresa se comprometeu a inserir os melhores alunos nas futuras seleções de contratação de empregados”, ressaltou o procurador do Trabalho Raulino Maracajá, representante do MPT-PB no acordo judicial.

Cursos EaD e presenciais

O programa de qualificação profissional – intitulado Sou Capaz – vai oferecer no modo a distância os cursos: ‘Administrativo e Atendimento a Clientes’, ‘Suporte Técnico’ e ‘Teste de Software’. As turmas de Campina Grande já iniciaram as aulas virtuais, que são ministradas por meio de uma plataforma de treinamentos on-line oferecida pela empresa Orbitall (Academia Stefanini).

As turmas presenciais serão ministradas em 2021 (com início previsto para março), devido ao contexto de pandemia em que o país se encontra. Serão oferecidos os cursos: Informática Básica, Introdução à Informática, Excel Avançado, Redes Sociais, Montagem e Manutenção I e II, Windows.

Para a divulgação da abertura de vagas, a empresa assumiu o compromisso de utilizar suas redes sociais e encaminhar ofícios às Secretarias de Educação e de Assistência Social das prefeituras de Campina Grande, de municípios circunvizinhos e de Patos.

Copyright © 2006-2020 JEMPE. Todos os direitos reservados.
Projeto Gráfico: Claren Design