Últimas notícias: MPT:Migrantes concluem capacitação profissional promovida por proje...
Últimas notícias: MPT:MPT e Justiça do Trabalho destinam recursos para eventual segun...
Últimas notícias: MPT:MPT e empresa fazem acordo judicial para reverter multa em capa...
Últimas notícias: MPT:Cozinha&Voz Web aborda relações de trabalho para a população LG...
Últimas notícias: MPT:Procuradoria-Geral do Trabalho abre processo seletivo de estágio
Últimas notícias: MPT:Destinações feitas pelo MPT para o enfrentamento à Covid-19 som...
Últimas notícias: TST:Empresa de transporte coletivo é condenada por não cumprir cota...
Últimas notícias: TST:Acordo de compensação afasta direito de cozinheira a horas extr...
Últimas notícias: MPT:Hospital Universitário adquire caminhão para otimizar transport...
Últimas notícias: MPT:MPT quer debate mais amplo sobre liberação para o consumo do tr...
Data: 12/11/2020
Brasília - As Relações de Trabalho para a população LGBTIQ+ foi o tema central da aula da dessa quarta-feira (11) do Cozinha&Voz Web, projeto da Organização Internacional do Trabalho(OIT) e do Ministério Público do Trabalho (MPT), com apoio da Casa Poema, da chefe de cozinha Paola Carosella e do UNAIDS. A aula da terceira turma do Cozinha&Voz Web foi aberta pela subprocuradora-geral do MPT, Sandra Lia Simon, que relembrou um pouco da história do Brasil e falou qual o papel do Ministério Público do Trabalho no combate ao trabalho escravo moderno, ao trabalho infantil, ao tráfico de pessoas, na inclusão de pessoas que historicamente sofrem preconceito, entre outros.
Lia Simon também falou sobre o papel de cada um na busca pelo trabalho decente. “A gente tem de saber qual o nosso papel e saber que os nossos direitos a gente não pede, mas exige, com luta, resistência e vontade. E a gente nunca pode perder a esperança e a alegria, porque os opressores odeiam gente feliz.”
A procuradora e gerente do Projeto de Empregabilidade da População LGBTIQ+ do MPT, Sofia Vilela, a segunda palestrante do dia, falou sobre ações, na prática, do Ministério Público do Trabalho, como receber denúncias, orientar os trabalhadores sobre quais são seus direitos e os projetos de promoção do trabalho decente, como o Cozinha&Voz.
Sofia Vilela também fez um alerta: “Todos(as) têm de ser tratados(as) de forma igual e a legislação brasileira garante isso e garante ainda a proteção de qualquer um, independentemente de cor ou orientação sexual.” A procuradora também citou os canais do MPT onde as pessoas podem denunciar,no site da instituição ou por meio do aplicativo MPT Pardal, criado para ajudar o trabalhador a garantir seus direitos e que pode ser baixado gratuitamente nas lojas de aplicativos.
Esse tipo de encontro é de grande importância para todes os alunes, garante a coordenadora-geral do projeto, Geovana Pires. “A contribuição das nossas parceiras do MPT, Sandra Lia Simon e Sofia Vilela, para o Cozinha&Voz nos ajuda a costurar a narrativa do que queremos com o projeto.”