Notícias

MPT:Hospital Universitário adquire caminhão para otimizar transporte de insumos durante a pandemia

Data: 03/11/2020

Campo Grande (MS) – Em meio aos diversificados esforços para enfrentamento da Covid-19, insumos utilizados pelos profissionais de saúde do Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian (HUMAP), em Campo Grande, chegarão até eles de maneira mais ágil e menos dispendiosa. A otimização do procedimento será possível graças a uma destinação de recursos pelo Ministério Público do Trabalho em Mato Grosso do Sul (MPT-MS) que serviu para aquisição de um caminhão entregue na última segunda-feira (26) ao hospital.

Os recursos, pouco mais de R$ 160 mil provenientes de um Termo de Ajuste de Conduta (TAC) firmado entre o MPT-MS, por meio do procurador Jeferson Pereira, e uma empresa de vigilância com sede na capital, foram convertidos na compra de um veículo Iveco Daily pelo hospital e de uma carroceria no formato furgão para o transporte de carga seca.

O veículo, explica o gerente administrativo do HUMAP, Carlos Alberto Moraes Coimbra, auxiliará no transporte de suprimentos do almoxarifado externo do hospital, que fica nas proximidades do Terminal Rodoviário de Campo Grande, para o almoxarifado interno.

Até então, intempéries como a chuva ou a carência de pessoal para realizar sucessivas viagens, inviabilizavam o adequado deslocamento de materiais como álcool, bolsas de soro, seringas e medicamentos para uso dos pacientes do hospital.

“Temos um almoxarifado onde armazenamos as grandes compras, licitadas para uso provisionado do hospital por até 12 meses e, em razão deste grande volume, precisamos recorrer a este espaço externo. Só que o transporte destes suprimentos para o almoxarifado interno do hospital vinha sendo realizado em carros de pequeno porte, com carroceria aberta, e necessitando, muitas vezes, de três ou quatro viagens por dia para abastecer o centro cirúrgico, CTI’s, pronto-socorro e outras unidades”, exemplifica Coimbra, listando na sequência o crescimento das despesas logísticas e, ainda, a sobrecarga de demandas repassadas aos servidores encarregados do transporte.

Para o gerente administrativo, a aquisição do veículo significa economia nos gastos com combustível e manutenções periódicas, maior disponibilidade dos servidores para outros afazeres da rotina operacional do hospital, além de facilitar o acesso dos profissionais de saúde aos suprimentos necessários para exercício de suas funções.

“Com o caminhão, conseguiremos fazer menos viagens. Ele pega todos os materiais já anteriormente requeridos pelas equipes de saúde e leva, em uma só viagem, para o nosso almoxarifado interno do hospital, o que vai contribuir para o trabalho de muita gente”, completou Coimbra, que esteve na sede do MPT-MS para a retirada do veículo.

Ao recepcionar o gerente administrativo do HUMAP e acompanhar a entrega do caminhão, a procuradora-chefe do MPT-MS, Cândice Gabriela Arosio, ressaltou ter sido possível legitimar a reversão dos recursos trabalhistas junto à Justiça do Trabalho em razão da clara finalidade social da solicitação.

“O trâmite para execução do bloqueio de bens da empresa foi concluído tão logo recebemos este pleito do Hospital Universitário, em meados de junho, tratando da necessidade de um caminhão para o transporte de medicações e outros itens que precisam ser deslocados do almoxarifado externo para o hospital. Estamos bastante contentes em poder contribuir com este trabalho, especialmente no período da pandemia do novo coronavirus, quando a rede de saúde está sobrecarregada pelo atendimento aos pacientes com a doença somado aos procedimentos eletivos”, afirmou.

Copyright © 2006-2020 JEMPE. Todos os direitos reservados.
Projeto Gráfico: Claren Design