Notícias

MPT:Projeto Àwúre apresenta balanço de 100 dias de enfrentamento à Covid-19 em Maragogipe (BA)

Data: 14/09/2020

Brasília – Nesta semana, o Projeto Àwúre completa 100 dias de enfrentamento à Covid-19 em Maragogipe, na Bahia. A iniciativa foi viabilizada pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) com a Organização Internacional do Trabalho (OIT), o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e outros parceiros. Para marcar a data, os integrantes do projeto e representantes dos órgãos participantes realizam uma live pelo canal TVMPT no Youtube a partir das 15h desta terça, dia 15 de setembro, em que apresentam um balanço dos resultados obtidos.

O projeto vem sendo executado nas comunidades quilombolas do Recôncavo Baiano pela Associação Edson dos Santos e tem como foco a inclusão social e produtiva, por meio da geração de trabalho, emprego e renda para grupos em situação de grave vulnerabilidade social, em especial a juventude negra, indígena, quilombola e de terreiros.

Entre as ações realizadas, está a distribuição de cestas básicas e kits de higiene e limpeza, além de máscaras produzidas por costureiras locais. O projeto também visa a capacitação e qualificação profissional a partir de demandas levantadas junto às próprias comunidades beneficiárias, por meio de pesquisas e amplo diálogo social.

Além de mostrar as etapas de implementação do projeto, a live desta terça-feira, 15 de setembro, visa integrar os jovens da equipe com participação ativa na comunidade, mobilizar comunidades que tiveram contato com o projeto, assim como os produtores da região, além de atrair novas instituições para fortalecer laços com o projeto nas próximas etapas.

A programação completa pode ser conferida logo abaixo. O link para acesso à live já está disponível no canal TVMPT no youtube: youtu.be/X9loH-cPwlI . Para obter certificado, as inscrições podem ser feitas até o início da live, pelo seguinte formulário: https://cutt.ly/inscricao_awure_online

SERVIÇO

PROJETO ÀWÚRE: APRESENTAÇÃO DOS RESULTADOS DE 100 DIAS DE ENFRENTAMENTO À COVID-19 EM MARAGOGIPE (BAHIA)

Mediadora: Bárbara Barbosa - gerente de comunicação do projeto resposta à Covid-19 em Maragogipe (Bahia)

15h - Apresentação do projeto

Jorgina Conceição – presidente da Associação Edson dos Santos

Edelamare Melo – subprocuradora-geral do Trabalho (Ministério Público do Trabalho)

Thais Dumet – oficial técnica em princípios e direitos fundamentais no trabalho para América Latina e Caribe, da Organização Internacional do Trabalho

Helena Oliveira – especialista em direitos da criança e do adolescente do Fundo das Nações Unidas para a Infância

15h35 – Desafios encontrados

Alexandre Lima e Tamires Santana – recenseadores

Greice Keli Silva – costureira

Lys Sobral Cardoso - procuradora do MPT e Coordenadora Nacional de Erradicação do Trabalho Escravo e Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas (Conaete, do MPT)

16h10 – Resultados obtidos na primeira fase de implementação do projeto

Márcia Correia - Gerente administrativa e gerente de relações quilombolas do projeto resposta à Covid 19 em Maragogipe (Bahia)

Gustavo Accioly – procurador do MPT que promove o projeto Faces e Sustentabilidade em São Paulo

16h35 – O futuro começou

Considerações finais das instituições parceiras

Copyright © 2006-2020 JEMPE. Todos os direitos reservados.
Projeto Gráfico: Claren Design