Notícias

MPT:Fiscalização de barragens: Governador de Goiás comparece ao MPT para receber recursos

Data: 26/02/2019

Goiânia – O governador do Estado de Goiás, Ronaldo Caiado, esteve presente, na tarde de hoje (22), na sede do Ministério Público do Trabalho em Goiás (MPT-GO) para receber a destinação de R$ 500 mil à Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SEMAD) e Comando de Policiamento Ambiental da Polícia Militar do Estado de Goiás (CPA). Os recursos serão utilizados na aquisição de bens e serviços para a fiscalização das barragens existentes no Estado, trabalho que será de responsabilidade dos referidos órgãos.

O procurador-chefe do MPT-GO, Tiago Ranieri, explicou que os recursos destinados têm origem em penalizações aplicadas pelo órgão a empresas que desrespeitaram leis trabalhistas. A iniciativa de estabelecer a entrega de valores para a fiscalização de barragens veio do procurador do Trabalho Meicivan Lemes, que acredita que o trabalho é essencial na prevenção de acidentes de trabalho como os que aconteceram nas cidades de Mariana e Brumadinho, em Minas Gerais.

O governado do Estado agradeceu ao MPT pelos R$ 500 mil disponibilizados e afirmou que a ajuda vem em um ótimo momento, pois tornará possível um esforço especializado na condução das fiscalizações. Caiado reforçou a parceria entre o governo de Goiás e o MPT e afirmou que passará a contar com a ajuda da entidade defensora dos trabalhadores para a realização de projetos que auxiliem a população em situação de vulnerabilidade social.

O trabalho de fiscalização das barragens será coordenado pela secretária da SEMAD, Andréa Vulcanis, que também esteve presente na solenidade de entrega dos recursos. Em um primeiro momento, explicou Vulcanis, é necessário fazer um levantamento da situação em que as barragens do Estado se encontram para, então, determinar diretrizes de ação. Estima-se, ainda segundo a secretária, que a maioria das barragens de Goiás são de água, mas há aproximadamente 11 de minério.

Copyright © 2006-2019 JEMPE. Todos os direitos reservados.
Projeto Gráfico: Claren Design