Notícias

MPT:PGT destaca atuação do Ministério do Trabalho na prevenção de acidentes

Data: 21/12/2018

Brasília – Em cerimônia de encerramento da Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes do Trabalho de 2018 (CANPAT 2018), o procurador-geral do Ministério Público do Trabalho (MPT), Ronaldo Fleury, destacou a importância do Ministério do Trabalho (MTb) para a garantia de um meio ambiente de trabalho sadio e seguro. A solenidade ocorreu nesta quinta-feira (20), na sede do MTb, em Brasília.

No evento, Fleury afirmou que iniciativas como a CANPAT são importantes para difundir a cultura da prevenção de acidentes de trabalho e trouxe dados alarmantes sobre o tema. De 2012 e 2018, houve 4,5 milhões de acidentes e doenças do trabalho e 355 milhões de dias de trabalho perdidos. Os números são do Observatório Digital de Saúde e Segurança do Trabalho, plataforma criada pelo MPT em parceria com a Organização Internacional do Trabalho (OIT).

Para o procurador-geral, os dados reforçam a necessidade da atuação de órgãos de fiscalização como o Ministério do Trabalho. “Esses números demonstram não só a necessidade de campanhas preventivas como a CANPAT 2018, mas principalmente a imprescindibilidade de uma instituição como o Ministério do Trabalho e da inspeção do trabalho. Se com a inspeção que nós temos e com a qualidade de nossos auditores-fiscais esses números já nos envergonham perante o mundo, o que acontecerá com os trabalhadores e qual o preço que as empresas pagarão com o possível fim do Ministério do Trabalho ou com uma plausível diminuição da atuação da inspeção do trabalho?”, disse o procurador-geral.

CANPAT – A Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes do Trabalho é uma ação desenvolvida pelo MTb, por meio da Secretaria de Inspeção do Trabalho (SIT), com objetivo de sensibilizar a sociedade para a importância da prevenção de acidentes e doenças do trabalho. Além da perda de vidas, incapacitações e danos à integridade física dos trabalhadores, irrecuperáveis, as perdas decorrentes de acidentes e doenças do trabalho são estimadas pela OIT em 4% do PIB, o que ultrapassa o valor de R$ 200 bilhões de reais/ano somente no Brasil.

A CANPAT 2018 trouxe como temas Adoecimento Ocupacional e Quedas de Trabalho em Altura, que ainda vitimam muitos trabalhadores, com enormes danos ao Brasil.

Copyright © 2006-2019 JEMPE. Todos os direitos reservados.
Projeto Gráfico: Claren Design